Passo Fundo

Seja bem vindo ao Passo Fundo Comercial

 
       Principal
 Home/Inicial
 Anuncie
 Cinemas
 Classificados
Eletrodomésticos
Empregos
Estágios
Imóveis
Informática
Ofereço-me para emprego
Outros
Utilidade Pública - Estágios
Veículos
 Indique este site
 Notícias
 Painel de Controle
 Pesquisar
 Fale Conosco
       Login
E-mail:
Senha:
 
       Negócios
Agronegócios Agronegócios
Alimentos e Bebidas Alimentos e Bebidas
Animais Animais
Beleza & Estética Beleza & Estética
Casa & Decoração Casa & Decoração
Comunicações Comunicações
Construção/Reforma Construção/Reforma
Educação & Cultura Educação & Cultura
Esporte & Lazer Esporte & Lazer
Festas & Eventos Festas & Eventos
Finanças & Negócios Finanças & Negócios
Imóveis Imóveis
Indústria Indústria
Informática Informática
Lojas & Comércio Lojas & Comércio
Máquinas & Equipamentos Máquinas & Equipamentos
Medicina & Saúde Medicina & Saúde
Moda & Acessórios Moda & Acessórios
ONGs & Associações ONGs & Associações
Órgãos Públicos Órgãos Públicos
Outras Outras
Profissionais Liberais Profissionais Liberais
Publicidade/Propaganda Publicidade/Propaganda
Seguros & Consórcios Seguros & Consórcios
Serviços Diversos Serviços Diversos
Som & Eletrônicos Som & Eletrônicos
Transportes Transportes
Turismo Turismo
Utilidades para o Lar Utilidades para o Lar
Veículos Veículos
Destaques & Notícias
 
 
Adeus Efrica!
06/07/2009


Prefeitura lança calendário oficial de eventos e Efrica fica de fora mais uma vez

A Funzoctur lançou, na semana passada, o Calendário de Eventos do Município, com cerca de 90 atividades turísticas que estão previstas para o segundo semestre de 2009. O Calendário, que servirá como guia de divulgação, contém informações sobre eventos culturais, tradicionalistas, sociais, esportivos, de instituições de ensino, de associações de moradores, de festas e também de atividades de turismo rural.

O Calendário confirma a realização de tradicionais eventos no município, como a Festa de São Cristóvão, Jornada Nacional de Literatura, Mostra da Cultura Gaúcha, Construmóveis, Agrotecno Leite, Romaria de Nossa Senhora Aparecida, Feira do Livro e Cantada Natalina. Porém, deixou de fora a Efrica, evento que ficou conhecido com a grande feira das potencialidades de Passo Fundo. A última edição do evento aconteceu em 2001 e desde então várias tentativas de retomar a Feira por parte do governo municipal, da Acisa e do Sindicato Rural fracassaram.

A Efrica, que chegou a receber mais de 60 mil pessoas e cerca de 300 expositores no Parque Wolmar Salton, teve um papel importante no desenvolvimento da região. O evento era multisetorial, que dava visibilidade para a produção local e regional da indústria, comércio, serviço e agropecuária. A Acisa (Associação Comercial e Industrial) foi uma das promotoras de todas as edições da Efrica. Segundo o diretor executivo da entidade, Agenor Castelli, "o cancelamento do evento foi causado por uma série de desentendimentos entre as entidades promotoras, mas que hoje foram superadas com a volta das parcerias para a realização da Expoacisa e a Fenafrango."

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Antônio Citollin, com o surgimento de eventos setoriais bem sucedidos, como a Expoacisa, a Agrotecno Leite e a Fenafrango, as entidades promotoras começaram a repensar o modelo original da tradicional feira passo-fundense. De 1966 a 2001 foram oito edições da Efrica. A retomada do evento era para acontecer no ano em que o município comemorou os 150 anos de emancipação, em 2007, mas por falta de recursos para realizar reformas no Parque de Exposições Wolmar Salton, mais uma vez a Efrica foi cancelada.

Morte decretada
Para o presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Dutra Rodrigues, "a Efrica morreu para valer." Ele explica que quando as entidades iniciaram a organização da primeira edição da Fenafrango surgiu a ideia utilizar o nome da Efrica, mas a proposta foi derrubada pois consideravam que o nome estava marcado ao saldo negativo das últimas edições. "Nós não pretendemos mais promover mais a Efrica. Achamos que Passo Fundo recebeu bem os eventos setorizados como a Fenafrango e a Agrotecno Leite. Talvez possamos promover um outro evento voltado ao setor de suínos, pois acreditamos este tipo de exposição da mais retorno," afirmou Rodrigues.

O presidente da Acisa, Dimas Froner, também confirma a não realização de novas edições da Efrica. "A Acisa não tem planos de retomar a Efrica, porque o modelo está ultrapassado. Não se identificava o foco da feira. Tinha de tudo e pouco se lucrava. Achamos que este tipo de evento precisa ser uma consequência de um bom momento de um determinado setor. A Fenafrango comprova este modelo. Na sua primeira edição recebeu mais de 23 mil pessoas, cerca de cem expositores do setor avícola e comercializou mais de R$ 5 milhões," explicou Froner.

Já o secretário Citollin, explicou que apesar da Efrica ser um evento muito caro para os cofres públicos, o evento ainda pode ser retomado com um novo modelo. "Não achamos que ela morreu, e sim que ela precisa voltar com uma outra cara para que possa ser um instrumento indutor que promova o desenvolvimento das nossas empresas, e não uma mera hospedeira de empresas de comércio e serviços de outras regiões e até de outros países," afirmou Citollin.

"A Efrica morreu para valer," presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Dutra Rodrigues

Eventos deste semestre
Julho - Seminário de Mudança Comportamental (22 e 23) e Festa de São Cristóvão (26 de julho)
Agosto - Semana do Município (1 a 7); Seminário dos 115 anos da Batalha do Pulador (5 e 6) e Jornada Nacional de Litratura (24 a 28)
Setembro - Semana da Pátria (1 a 7); Mostra da Cultura Gaúcha (13); Acampamento Farrapo em Pulador (14 a 20); Desfile Farroupilha (20); Construmóveis (29 de setembro a 4 de outubro); Festival de Coros (26); Romaria de São Miguel (27); e Agrontecnoleite (30 de setembro a 2 de outubro)
Outubro: Romaria de Nossa Senhora Aparecida (11)
Novembro: Feira do Livro (6 a 15); Encontro de Bandoneon (21) e Cantata Natalina Notre Dame (28)
Dezembro: Natal nos Bairros (10 a 20) e Cantata Natalina Notre Dame (11)

Calendário 2010
O diretor-presidente da Funzoctur, Antônio Augusto Reveillau, explica que a atualização do Calendário de Eventos do Município é permanente. Segundo Reveillau, os eventos que possivelmente ficaram de fora da primeira edição podem ser registrados no calendário eletrônico que está disponível no site da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. As entidades que desejam registrar eventos para 2010 podem passar as informações através do telefone da Funzoctur, 3045 1415.

A Efrica chegou a receber mais de 60 mil visitantes e 300 expositores no Parque de Wolmar Salton

 
Fonte: Jornal O Nacional
 
 Listar todas as Notícias & Destaques